segunda-feira, 11 de julho de 2011

Origem da Educação Ambiental

A historia da educação Ambiental iniciou-se em 1962, quando foi denunciada a ação destruidora do homem em todo o mundo, essa denuncia provocou grande discurção internacional, focando assim a ONU (Organização das Nações Unidas), a realizar uma série de eventos como conferencias e programas que visasse sensibilizar as pessoas com relação a preservação do meio ambiente, criando estratégias de como utilizar os recursos naturais, divulgando assim a importância da Educação Ambiental no despertar da consciência critica sobre as questões ambientais.       


A historia da ação humana sobre a superfície da terra pode ser vista como sendo a historia da criação de um cada vez mais complexo meio ambiente, como uma rica variedade de formas espaciais articuladas entre si, e no qual a natureza primitiva parece estar ausente, dado que na produção do ambiente matérias-primas industrialmente produzidas são crescentemente utilizadas. (CORRÊA. 1997, p. 153).


            Segundo a jornalista Rachel Carson no Brasil a Educação Ambiental foi muito abordada durante a conferência da ONU que tinha como tema central Meio Ambiente e Desenvolvimento, essa citada conferencia teve com cedo o Rio de Janeiro em 19992. Nela visaram definir compromissos globais nas questões sócias e ambientais, esperando que sejam implantadas ações pelos governos e sociedade civil, que venha salientar os grandes problemas da natureza, causando pelo uso excessivo do homem.

             A partir destas ações, a educação ambiental passa a ter mais importância no âmbito social, cultural, econômico e político, e em 27 de abril de 1999 foi instituída a política Nacional de Educação Ambiental, sobre a lei nº. 9.795, que tem o primeiro capitulo do art. 1º a educação ambiental como base indispensável na educação nacional.

             Por ser tão complexa e desafiadora do exercício da cidadania, a Educação Ambiental foi e vai continuar sendo ameaçada e boicotada. Um programa organizado de Educação Ambiental deve analisar os diversos elementos que fazem parte do ambiente e avaliar como utilizar racionalmente seus recursos.

  Se observarmos o tradicional conceito de riqueza, veremos que esta ligada ao acumulo de bens e coisas materiais. Quase nunca pensamos em recursos como água, ar e na biodiversidade da natureza, sobre tudo é a atividade econômica que formam a riqueza das nações. É preocupante, no entanto, a forma como os recursos naturais e culturais brasileiros vêm sendo tratados. Poucos produtores conhecem ou dão valor a esse conhecimento do ambiente em que atuam. Muitas vezes, para utilizar um recurso natural, perde-se outro de maior valor, como tem sido o caso da formação de pastos em certas áreas da Amazonas.

Em conseqüência, a extração de bens traz lucros somente para um pequeno grupo de pessoas, que muitas vezes não são habitantes da região e levam a riqueza para longe e ate para fora do país. A falta de articulação entre ações sistemáticas de fiscalização e implantação de programas específicos que caracterizariam uma política ambiental adequada, além da falta de valorização e devastação que agride a natureza custará caro à saúde da população e aos cofres públicos. Empresas e famílias sendo assim tornam-se incoerente e não valorizam os recursos.


Educação Ambiental é “um processo voltado para a apreciação da questão ambiental sob sua perspectiva histórica, antropológica, econômica, social, cultural e ecológica, enfim, como educação política, na medida em que são decisões políticas todas as que, em qualquer nível, dão lugar as ações que afetam o meio ambiente. (OLIVEIRA, 2000, p. 30).


            A educação para o ambiente explica a nova visa de valores, alertando a população para o que é necessário na busca de uma qualidade de vida digna. Através da mudança de atitude de cada pessoa, a Educação Ambiental esta presente e as pessoas estão participando do processo educativo quando estão colaborando: com a coleta de lixo, denuncia crimes ambientais, preservam o ambiente. Não podemos esquecer que o conhecimento de valores sociais integrando natureza e sociedade, o respeito ao próximo ou quando estamos lutando por uma coisa social estamos contribuindo com a saúde dom meio ambiente, para que ainda seja utilizado pelas futuras gerações.

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