segunda-feira, 11 de julho de 2011

Por ser tão complexa e desafiadora do exercício da cidadania, a Educação Ambiental foi e vai continuar sendo ameaçada e boicotada. Um programa organizado de Educação Ambiental deve analisar os diversos elementos que fazem parte do ambiente e avaliar como utilizar racionalmente seus recursos.

Se observarmos o tradicional conceito de riqueza, veremos que esta ligada ao acumulo de bens e coisas materiais. Quase nunca pensamos em recursos como água, ar e na biodiversidade da natureza, sobre tudo é a atividade econômica que formam a riqueza das nações. É preocupante, no entanto, a forma como os recursos naturais e culturais brasileiros vêm sendo tratados.

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas utilizadas em relação a Ed. Ambiental na escola, identificar o nível de responsabilidade dos alunos, assim como avaliar o projeto realizado. Para tal investigação levantou-se o problema: Que práticas pedagógicas devem ser utilizadas em relação a educação ambiental no 3º ano do ensino fundamental?
O fundamento da Educação Ambiental se da na construção de um espaço de direito, que deve promover condições de igualdade, garantir estrutura material para um trabalho de qualidade, criar um ambiente de trabalho coletivo que vise à superação de um sistema educacional seletivo e ao mesmo tempo, que possibilite a inter-relação desse sistema com o modo de organização da sociedade, com organização política educacional, com a definição de papeis, com as teorias de conhecimentos.
Historicamente a humanidade, como um todo, não tem cuidado bem do planeta, nem dos seres que nele vivem. De acordo com Dias (1996), há uns cinco milhões de anos os primeiros seres humanos que habitaram o planeta enfrentaram inúmeras dificuldades, pois “a natureza era mais poderosa que os homens”, e afetava mais do que era afetada por eles.

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